segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

A necessidade de um monitoramento eletrônico no transporte de passageiros e de mais tecnologias nos serviços municipais



O nosso Município falha por não investir suficientemente em tecnologia, a qual já deveria estar presente em diversos serviços prestados, dentre os quais o atendimento aos pacientes do SUS, através do prontuário eletrônico, e no monitoramento da cidade por meio de câmeras de vídeo junto com uma central para diversos fins. Pois, infelizmente, a falta disso tem prejudicado muito os trabalhos da fiscalização quanto ao trânsito, à segurança dos prédios públicos (e das pessoas), à proteção do meio ambiente, à prevenção de acidentes, dentre diversas informações úteis para um governante poder desenvolver uma boa gestão.

Semelhantemente, a mesma tecnologia poderia ser aplicada ao transporte municipal de passageiros, incluindo ônibus, vans, barcos, além dos táxis, por meio de GPS (sigla usada para especificar sistema que indica posicionamento geográfico via satélite). Ou seja, informações seriam enviadas à Prefeitura possibilitando o acompanhamento em tempo real do trajeto dos veículos, indicando se os mesmos obedecem aos limites de velocidades e o quanto arrecadam por meio da bilhetagem eletrônica, a qual passaria a ser implantada nas vans e em algumas linhas de táxis-boats com aceitação do RioCard, a exemplo da que faz o trajeto entre Itacuruçá e a Gamboa.

Ao mesmo tempo, o uso dessa tecnologia poderia ajudar a informar os passageiros acerca da aproximação dos ônibus através de aplicativos para celulares. Ou seja, os consumidores ficariam menos apreensivos enquanto estivessem no ponto de modo que muitos já formariam fila para o embarque, tornando-se mais facilitado também o controle social por entidades da sociedade civil.

Para que possamos chegar a esse nível, basta que seja criada uma lei municipal a respeito, a Prefeitura faça os devidos investimentos na aquisição da tecnologia, encontre um local adequado para a instalação dos equipamentos e treine o seu pessoal por meio de cursos de capacitação para fazer uso operacional do novo sistema. E, se considerarmos que ainda estamos no começo do segundo ano de mandato do atual prefeito, há tempo de sobra a fim de que haja a modernização dos transportes e demais serviços municipais prestados à coletividade.

Lutemos pela modernização de Mangaratiba!

OBS: Imagem acima extraída da página da Câmara Municipal de Piracicaba, mostrando a Central de Monitoramento Eletrônico (Cemel) da cidade, conforme consta em http://www.camarapiracicaba.sp.gov.br/kawai-visita-central-de-monitoramento-eletronico-25447

Nenhum comentário:

Postar um comentário