sábado, 20 de maio de 2017

É hora de mais uma campanha do agasalho




Estamos na segunda metade de maio, as temperaturas estão baixando, porém muita gente de condição humilde passa algum aperto porque não dispõe de recursos suficientes para a aquisição de um agasalho ou de um cobertor.

É certo que o inverno de Mangaratiba é brando, mas ainda assim temos uns dias frios. Lembro que, em junho do ano passado, bem no finalzinho do outono, o litoral fluminense registrou temperaturas inferiores a 10ºC. Segundo o portal de notícias G1, em 13/06/2016, chegou a fazer 8,6°C na capital (clique AQUI para conferir) e recordo que o nosso Município esfriou em bocadinho naqueles dias.

Sendo assim, considero que seria um ato de solidariedade as instituições públicas e privadas, sejam elas seculares ou religiosas, inciarem desde já em Mangaratiba uma campanha do agasalho, procurando arrecadar roupas de frio novas e usadas, bem como sapatos e cobertores, de qualquer tamanho e em bom estado de conservação. O objetivo seria beneficiar prioritariamente as famílias de baixa renda que se cadastrariam no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para recebimento das doações.

Minha sugestão é que vários pontos de doação sejam definidos como o próprio CRAS, o Instituto José Miguel, escolas, associações de bairro, o prédio da Câmara Municipal, igrejas, etc. E para tanto poderia ser criado um slogan chamativo do tipo "Inverno solidário" ou "Vamos aquecer o frio".

Uma campanha dessas, além de ser uma oportunidade para que famílias pobres recebam uma ajuda significativa para si, também poderá despertar na sociedade a importância da solidariedade, permitindo que voluntários de todas as idades, inclusive os jovens, participem de uma vivência fundamental ao aprendizado. Algo que, verdadeiramente, é capaz de estimular o engajamento social das pessoas contribuindo para a construção de um mundo melhor.

Tomara que algo assim aconteça em Mangaratiba!

Nenhum comentário:

Postar um comentário