domingo, 5 de junho de 2016

Termos um crematório municipal na cidade seria uma boa




No mês passado, quando estive com um vereador da cidade, falei com ele sobre a proposta do 4º distrito voltar a ter sua capela mortuária perdida com as obras de ampliação do posto de saúde (ler AQUI a postagem anterior). O edil não discordou, mas compartilhou comigo sobre a sua ideia de fazer um crematório municipal

Tendo refletido a respeito, verifiquei que de fato a cremação tem os seus benefícios de maneira que deveria ser mais incentivada pelo Poder Público. E um dos fortes motivos que haveria em Mangaratiba é a questão do espaço. Pois, como bem sabemos, vários cemitérios no país vem passando por um problema de falta de sepulturas. Quem não pode adquirir um jazigo tem que locar uma sepultura e aí essa carência causa um grande constrangimento às famílias.

Outro motivo importante seria o ambiental. Isto porque a maioria dos cemitérios brasileiros é antiga, sem uma infra-estrutura de características ecológicas, hidrogeológicas ou topográficas necessárias. Assim, a decomposição dos corpos acaba fazendo com que bactérias e vírus se proliferem no solo e atinjam os lençóis freáticos comprometendo a qualidade da água.

Deste modo, a cremação torna-se a opção que melhor preservaria o meio ambiente. Pois para efetuar o procedimento são retiradas as alças dos caixões e metais pesados sem emitir fumaça durante o seu processo. A tecnologia possibilita cremar a 900ºC, queimando e requeimando o ar que passa por tubulações aprovadas pelos órgãos ambientais e que são fiscalizados regularmente.

Considerando que neste ano teremos eleições municipais, eis aí uma proposta que deve ser debatida pelos candidatos (tanto ao Executivo quanto ao Legislativo) bem como por nós eleitores. E, como me manifestei acima, sou a favor da cremação, obviamente desde que a Prefeitura continue oferecendo às famílias a opção de poderem enterrar o corpo do ente falecido, visto ainda existir uma questão cultural a ser respeitada.


OBS: A ilustração acima refere-se ao Crematório Municipal de Campinas, o segundo crematório público do Estado de São Paulo. A imagem foi capturada em http://crematoriocampinas.com.br/wp-content/uploads/2015/04/crematorio-dos-amarais.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário