domingo, 19 de julho de 2015

Uma universidade pública para a Costa Verde




Li uma interessante notícia na página da Prefeitura de Angra dos Reis informando que o município vizinho aguarda o início das aulas da faculdade de Medicina já para o primeiro semestre de 2016, podendo receber ainda novos cursos presenciais, entre os quais Direito (ler matéria PREFEITA RECEBE REPRESENTANTES DA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ).

Acho muito bom que uma instituição privada de ensino esteja investindo na nossa região Hoje o campus da UNESA em Angra, situado na localidade de Jacuecanga, oferece cinco cursos (Administração, Ciências Contábeis, Gestão Ambiental, Gestão de Recursos Humanos e Logística). Com uma moderna infraestrutura, dispõe de 13 salas de aula, biblioteca e laboratórios de informática. No entanto, mesmo assim considero fundamental que também tenhamos uma universidade pública e gratuita na Costa Verde.

A meu ver, essa sonhada instituição poderia dispor de várias unidades espalhadas pelos três municípios do litoral sul-fluminense: Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty. Ou seja, os cursos seriam distribuídos pelas três cidades conferindo à nossa região uma nova vocação. Aliás, poderíamos ter aqui algo voltado para as áreas do turismo e da educação, com turmas fora da sede.

Além do mais, uma das consequências positivas de nos tornarmos uma cidade estudantil seria a injeção de recursos na nossa economia. Pois, com a vinda de novos alunos, teríamos uma procura maior por moradia, alimentação, vestuário, lazer e transportes. Isto sem nos esquecermos dos novos mercados que surgiriam.

Reconheço que um projeto desses seria uma ideia bem ousada e que, talvez, só possa virar realidade num cenário mais favorável quando a economia do país se recuperar. Entretanto, vale a pena sonhar! Mesmo que seja para conseguirmos um pouco menos tipo um instituto da UFRRJ tal como já existe na cidade de Três Rios, beneficiado através do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Este tem como principal objetivo ampliar o acesso e a permanência na educação superior.

Como se sabe, a expansão da Rede Federal de Educação Superior teve início em 2003 com a interiorização dos campi das universidades federais. Com isso, o número de municípios atendidos pelas universidades passou de 114 em 2003 para 237 até o final de 2011. Desde o início da expansão, foram criadas 14 novas universidades e mais de 100 novos campi que possibilitaram a ampliação de vagas e a criação de novos cursos de graduação.

Que venham novos campi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário