terça-feira, 30 de junho de 2015

A necessidade de informatização das nossas unidades de saúde




Vivendo uma era de informação, não dá para entender por que até hoje o atendimento das nossas unidades de saúde, inclusive a emergência do Hospital Municipal Victor Souza Breves (HMVSB), não se encontram aparelhadas nesse sistema!

Desde a semana passada eu já vinha debatendo o assunto com o Sr. Nilton Santos, assessor do vereador José Maria de Pinho (Zé Maria), acerca do assunto, quando o mesmo se viu em dificuldades terríveis ao assistir um amigo no HMVSB. Também num debate que se formou no Facebook, do qual o prefeito participou, foi colocada essa questão através de minha esposa Núbia.

Provavelmente muita gente já deve ter se perguntado por que as nossas unidades de saúde ainda não se encontram informatizadas em Mangaratiba?! Não tenho dúvidas de que, com a informatização do HMVSB, desde a recepção até às salas dos médicos, daríamos um salto de qualidade no atendimento prestado ao cidadão. Apenas para exemplificar, os receituários se tornariam digitalizados e passariam a ser impressos ao invés de manuscritos, sendo que o prontuário de cada paciente ficaria instalado no sistema, acabando assim com necessidade de preencher fichas (só se a luz acabar ou a máquina der defeito).

Além disso, para acompanhar todas as ocorrências do paciente, tipo exames, internações e avaliações médicas, a informatização possibilitaria o acesso ao cadastro da pessoa pelo número do Cartão Nacional de Saúde (CNS), o que ajudaria bastante na formação do diagnóstico. Inclusive nas situações de emergência visto que, quando uma pessoa dá entrada no pronto-socorro, jamais devem ser desconsideradas situações específicas acerca de sua condição de saúde, tipo doenças crônicas ou internações anteriores, de modo que esses dados relevantes poderão imediatamente ser levantados através do sistema.


Ora, lendo uma matéria que pesquisei na internet, verifiquei até a existência de softwares específicos que podem ser utilizados no nosso HMVSB, a exemplo do que fez em 2012 o município catarinense de Joinville:

"O Hospital Municipal São José implantou nesse sábado (4/2) um sistema integrado de gestão em saúde capaz de controlar o fluxo de pacientes através da unificação de informações. O software pertence à empresa MV Sistemas e é utilizado por mais de 500 instituições, 80 mil médicos e 100 mil profissionais no Brasil, na África e América Latina. O programa além de acompanhar o ingresso do paciente na unidade, também passa a servir como ferramenta de controladoria nas áreas de almoxarifado, farmácia, centro cirúrgico e ambulatório (...) A partir de agora, quando um paciente entra no pronto-socorro é possível acompanhar, por exemplo, para qual setor ou para qual sala de exame laboratorial foi encaminhado"

Embora o nosso Município esteja vivendo um momento difícil devido aos prejuízos financeiros deixados pelo prefeito anterior, vejo a informatização do atendimento nas unidades de saúde como um investimento e que trará benefícios para Mangaratiba em diversas áreas economizando recursos e, principalmente, ajudando a salvar vidas. Aliás, hoje em dia os hospitais de várias cidades do país já se encontram estruturados dessa forma e, com o avanço das tecnologias, não dá mais para dependermos só do velho sistema de fichas, o qual deveria ter sido substituído desde o final dos anos 90.

Portanto, fica aí minha sugestão ao prefeito Dr. Ruy Tavares Quintanilha a fim de que ele possa providenciar essa melhoria o mais rápido possível em favor de Mangaratiba.


OBS: Foto e citação extraídas de uma notícia encontrada no site da Prefeitura Municipal de Joinville, conforme consta em https://www.joinville.sc.gov.br/noticia/1036-Sistema+informatizado+de+gest%C3%A3o+em+sa%C3%BAde+%C3%A9+implantado+no+Hospital+S%C3%A3o+Jos%C3%A9.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário