terça-feira, 10 de março de 2015

O que fazer com o Parque Albanoel?




Recentemente encontrei no blogue Costa Verde Notícias (Rádio Muriqui) uma interessante postagem com o título "Feliz Natal 2015", publicado dia 09/12/14, em que o seu autor assim escreveu:

"Nossa pagina não poderia deixar passar em Branco uma homenagem ao grande sonhador idealizador do parque temático que já foi contemplado e admirado por muitos, principalmente nesse período natalino .Em 2004, Criou o Parque Albanoel, permanecendo ate hoje Instalado, mas totalmente abandonado na Rio-Santos em Coroa Grande, no Município de Itaguaí. Portão de entrada da Costa Verde, que em período natalino, se transformava em presépio de tão iluminado. Velas gigantes enfileiradas... em trecho da BR-101( Rio x Santos), castelos, Tobo-água em formato de botas, cidade cowboy, lago com caravelas etc...Atração para moradores e passantes. local que ate hoje guarda o resumo de muitos encantos. e que oferece condições perfeitas para abrigar um grande centro cultural e lazer , considerado Portão de entrada da Costa Verde, hoje encontra-se violentado, abandonado , e o sonho não sonhado, a cada dia chega ao fim com muita tristeza. desde que esse homem sonhador ( Albano Reis) Na atualidade esse sonho de entretenimento se transformou em pesadelo. os castelos em ruinas, as Botas sem solas a caravela sem remos, e nos não podemos perder o rumo, aqui damos um alerta as autoridades para essa triste realidade."

Pesquisando mais sobre o tal parque na internet, cuja localização encontra-se bem próxima da divisa entre Itaguaí com Mangaratiba, pertinho de Itacuruçá, encontrei um outro blogue de nome Boca do Inferno relatando o seguinte em sua matéria intitulada O Parque Fantasma de Albanoel, de 25/12/2014:

"Não existe mais assustador do que um lugar abandonado, esquecido pelo tempo. Para o gênero fantástico é um prato cheio, principalmente pela possibilidade de criar assombrações em um ambiente já naturalmente preparado para uma história de terror. Se casas, hotéis e cidades fantasmas já são um passeio macabro que exige dos visitantes muita coragem, o que dizer de um parque, um local já maldito pela sua estrutura aparentemente divertida, mas que causa arrepios pela presença de bonecos em feições, no mínimo, estranhas? (...) De acordo com fontes da internet, o parque recebeu esse nome por conta de Albano Antônio Reis, um político conhecido como Papai Noel de Quintino, pela sua contante transformação num dos símbolos do Natal (...)"

Refletindo acerca do assunto, considerei oportuno escrever algo a respeito pois o parque bem que poderia se tornar uma grande oportunidade de turismo e de lazer tanto para os que visitam a região da Costa Verde quanto para as populações dos municípios de Mangaratiba/Itaguaí. Trata-se de um complexo que possui uma área total de 38 milhões de metros quadrados, o equivalente a 460 campos de futebol. E, como se vê, o local é estratégico pela sua privilegiada localização de modo que não pode continuar abandonado pois isto de algum modo afeta a nossa imagem como um destino turístico do país. 

Ora, será que ambas as prefeituras não poderiam se consorciar para um trabalho em conjunto já que se trata de algo próximo à divisa dos dois municípios?!

E quanto ao Estado? Não interessaria ao Pezão comprar a área da família do deputado?!

Quantas festas e eventos voltados para o público infantil não poderiam acontecer ali?!

Penso que a realização de um projeto de lazer comunitário seja a melhor opção antes que o lugar comece a ter invasões, vire um foco de mosquitos e acabe sofrendo as terríveis consequências do abandono. Por isso, fica aí a minha sugestão para que Mangaratiba e Itaguaí, juntamente com o governo estadual, possam realizar um trabalho em comum ali neste pedacinho nobre Rio-Santos em favor do interesse coletivo.


OBS: Imagem acima extraída de http://nataltodososdias.rede.comunidades.net/index.php?pagina=1037914213

2 comentários:

  1. Seria bem interessante se reconstruísse este local , em forma de homenagear ao criador e ainda ter uma diversão garantida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem duvida seria um excelente atrativo pra regiao. Acho que os pontos da Rio-Santos precisavam ser melhor explorados. Dava pra ter um shopping ali tambem.

      Excluir