terça-feira, 17 de março de 2015

É hora de começar a discutir um Programa de Governo!




Estamos há menos de 18 meses do dia das eleições de 2016 e algo me chama a atenção diante dos últimos fatos que vem acontecendo em nossa política municipal. Fala-se em impeachment do atual prefeito Evandro Capixaba enquanto uns se posicionam favoravelmente ao vice Dr. Ruy Quintanilha e outros se dizem contrários a ele. Ouço ainda comentários de que Andreia governará Mangaratiba ou de que o vereador Alan Bombeiro virá como candidato à cadeira número um. Porém, pouco escuto acerca da apresentação de propostas para o próximo período de quatro anos.

Penso ser necessário trazer mais qualidade para o debate político de Mangaratiba! Tudo bem que faz parte do exercício da cidadania denunciar condutas consideradas de improbidade dos agentes públicos (nada contra), mas é preciso também focar em soluções práticas para o município.

Sendo assim, considero oportuno que, desde já, a sociedade comece a se reunir para ela mesma escrever um futuro plano de governo independente dos partidos políticos locais. Proponho que, através de um movimento popular sem sujeição a qualquer pré-candidato, sejam formados vários grupos temáticos para debater educação, saúde, meio ambiente, turismo, agricultura e pesca, obras e urbanismo, saneamento básico, políticas sobre direitos humanos, assistência social, habitação, geração de emprego e renda, administração de servidores, trânsito, segurança e ordem pública, transportes, esporte e lazer, etc.

Com isso, seria criada uma coordenação geral que, por sua vez, teria a tarefa de ligar os colegas de cada grupo temático. O interessado poderia escolher livremente de qual deles participaria conforme a sua afinidade com os assuntos. E, sendo compatíveis as datas e os horários das reuniões, nada impediria que uma mesma pessoa venha a acompanhar os trabalhos sobre dois ou mais temas. Quem tivesse a pretensão de se candidatar nas eleições 2016, seja para prefeito ou vereador, não perderia o direito de contribuir com suas propostas, porém teria o mesmo direito de voz e de voto que os demais companheiros.

Em resumo, quero sugerir que as pessoas colaborem com a construção de um Programa de Governo que será de todos nós, formando uma corrente de pertencimento e de presença com o potencial de se expandir por toda a cidade. E aí, mesmo que o grupo não possa lançar candidatos (visto que será tão somente um movimento da sociedade mangaratibense e não um partido), eis que as ideias formuladas decisivamente acabarão sendo levadas em conta por quem vier a ser eleito para o próximo mandato na Câmara ou na Prefeitura. Aliás, durante a própria campanha eleitoral, tenho o palpite de que alguns candidatos mais progressistas terão o desejo de mencionar os pontos levantados pelo conjunto de colaboradores, caso o trabalho alcance uma desejada representatividade e notório reconhecimento.

E então? Que tal Mangaratiba se dispor a construir uma proposta de governo de maneira respeitosa e coletivamente? Contactemos desde já as pessoas conhecidas e que defendem a bandeira da RENOVAÇÃO para Mangaratiba afim de que a ideia possa se concretizar. Vamos em frente e trabalhar por uma cidade melhor!


OBS: Ilustração acima extraída de http://fme.timbo.sc.gov.br/noticia-2236-reuniao-com-tecnicos-participantes-dos-regionais-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário