segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Que tal se tivéssemos aqui a Trilha Transmangaratibense?




Frequentemente tenho me deparado com notícias na mídia falando sobre a Trilha Transcarioca que atravessa a cidade do Rio de Janeiro de oeste a leste levando o ecoturista a cenários incríveis. Seu início fica na Barra de Guaratiba e termina no Pão de Açúcar, compreendendo uma extensão atual de cerca de 100 quilômetros já manejados e sinalizados.

Pensando a respeito disso, tenho amadurecido em minha mente a ideia de se projetar em Mangaratiba uma trilha que permita o turista caminhar de Itacuruçá até Conceição de Jacareí e ainda conhecer alternativamente a Serra do Piloto. Falo de uma estrutura que em que as pessoas possam visitar as praias, cachoeiras e diversas outras atrações naturais existentes no nosso município.

Embora pareça uma ideia recente para nós, eis que o conceito sobre as trilhas de longo curso existe há cerca de um século tendo sido já amplamente testado com sucesso em vários lugares do mundo. Em alguns países, como nos Estados Unidos e República Dominica, tais vias são consideradas corredores ecológicos integrando os sistemas de unidades de conservação da natureza.

Através de um trabalho em conjunto entre a Prefeitura e o INEA, acredito ser possível realizar esse projeto em nossa região, o que seria importantíssimo tanto para ajudar na conservação do Parque Estadual do Cunhambebe pela presença de visitantes conscientes como também desenvolver sustentavelmente o ecoturismo. Isto porque, na proximidade dos diversos acessos da trilha, a Secretaria de Turismo pode inventariar e cadastrar hotéis, albergues, pousadas, restaurantes, sítios de lazer, etc.

Atualmente, a Trilha Transcarioca tem mais de 100 km prontos e totalmente sinalizados. Quando estiver completamente pronta cruzará o Rio de Janeiro por um percurso de aproximadamente 170 km, saindo da Barra de Guaratiba até o Morro da Urca, aos pés do Pão de Açúcar, havendo propostas de se incluir futuramente a Restinga de Marambaia. Neste caso, serão 250 km de extensão e aí, se tivermos desenvolvendo um bom trabalho no município, as pessoas que fizerem um percurso inverso (vindo da Urca para a Marambaia), poderão dar continuidade ao passeio quando atravessarem de barco até Itacuruçá e prosseguirem até Conceição de Jacareí onde há uma fartura de transportes para a Ilha Grande.

Como já escrevi em outras postagens publicadas neste blogue, o turismo pode ser considerado uma indústria sem chaminés e, se for desenvolvido com sustentabilidade, pode até ajudar na conservação do meio ambiente. No caso das trilhas, embora devemos ter sempre atenção com as vias de acesso que são abertas para caçadores, palmiteiros e bandidos que se escondem nas matas, há que se considerar também que a presença humana pode ajudar no monitoramento das áreas protegidas formando grupos de apoio de voluntários. Ou seja, a própria atividade de recreação, quando bem direcionada, acaba ajudando na ampliação e manutenção de um proveitoso corredor ecológico na Serra do Mar.

E então? Que tal Mangaratiba começar a trabalhar nisso para 2020?


OBS: Ilustração acima extraída de um mapa mostrando o trajeto da Trilha Transcarioca, conforme consta em http://mosaico-carioca.blogspot.com.br/p/trilha-transcarioca.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário