domingo, 11 de maio de 2014

Um presente que as futuras mamães poderiam receber




Conforme divulgou o site da Prefeitura eis que, no dia 09/05, o Instituto José Miguel teria realizado uma palestra sobre o uso de álcool na gravidez e distribuiu às mulheres um kit de beleza (ler matéria IJM: Dia das Mães).

No entanto, acho que as mamães de Mangaratiba deveriam receber um presente muito mais valioso do Poder Público!

Penso que já está na hora do nosso Município contar com um Hospital Maternidade específico onde as mulheres mangaratibenses possam receber todo o acompanhamento necessário para a gestação, parto, urgência obstétrica, UI e UTI neonatal, o teste da orelhinha, além de serviços de imagem como cardiologia, ultra-sonografia e cardiotocografia.

A meu ver, não é adequado que os partos e demais procedimentos relacionados continuem ocorrendo no Hospital Victor de Souza Breves! E a construção de uma maternidade em local diverso, mais limpo e devidamente equipado sem dúvidas proporcionará um atendimento minimamente digno que as mães, os bebês e as famílias devam receber para tal fim.

Além disso, seria bom que, num momento posterior à sua construção, passasse a ter também na futura unidade de saúde um banco de leite humano, odontologia para gestantes e funcionários, métodos educativos com vista ao planejamento familiar, atendimento ao recém nato de risco até 4 anos, serviços de cartório para registro, uma sala de vacinas às mães e aos recém-natos, fonoaudiologia, fisioterapia neo-natal, serviço social com atendimento as mulheres vítimas de violência sexual, nutrição, terapia ocupacional, laboratório de análises clínicas e anatomia.

Assim, fica aí a minha sugestão à Secretaria Municipal de Saúde para que tenhamos em Mangaratiba uma maternidade totalmente separada do HMVSB e que cumpra satisfatoriamente a missão de atender ao público indistintamente, pregando um pré-natal eficiente e fazendo com que os procedimentos sejam mais humanizados.


OBS: Foto acima extraída de uma página da Prefeitura de Cajamar (SP) conforme consta em http://www.cajamar.sp.gov.br/v2/foto.php?f=2085&ltr=b

Nenhum comentário:

Postar um comentário