quarta-feira, 26 de junho de 2013

Depois do protesto faz-se necessário ouvir a população

Foi EXCELENTE a manifestação de ontem! Centenas de pessoas foram às ruas. Provavelmente mais de 1000. Não houve nada de violência ou vandalismo como alguns boatos anunciavam. Correu tudo bem, exceto um incidente que foi a ocupação da estrada Rio-Santos, praticamente o único ato de protestos do qual estou discordando.

Pelo que tenho observado, a voz das ruas já está sendo ouvida. O fato do prefeito Evandro Capixaba (PSD) ter se antecipado em tentar resolver o problema das tarifas nos transportes, em data anterior ao protesto, significa que o Poder Público está levando em conta a nossa força de mobilização social.

Vamos buscar dialogar com as autoridades! Fazer manifestações de rua é uma das maneiras do povo se expressar, mas não pode ser considerada a única. Logo, acredito que obteremos avanços ainda maiores formando um ambiente propício à interação entre a sociedade e os representantes do Executivo e do Legislativo locais. Reduzir o valor das tarifas dos ônibus não é a única demanda da população de Mangaratiba.


PROPOSTA

Entendo que, de agora em diante, devemos pensar em ter audiências públicas gerais e distritais, seguidas de oficinas temáticas de debates para a construção de propostas que busquem a melhoria do município. A coordenação dos trabalhos poderia ser feita através de uma comissão formada por membros da sociedade civil e dos governos estadual e municipal, além de vereadores. E, antes de cada reunião, haveria ampla convocação com pauta previamente divulgada.


FECHAMENTO DA BR-101

Quanto ao fechamento da Rio-Santos, penso que devemos ponderar quando se trata da invasão de uma rodovia. Pois, além de atentar contra o direito de ir e vir de outros que não estão na manifestação, tal maneira de protestar pode, por exemplo, prejudicar irreversivelmente o socorro de uma pessoa. Por isso, proponho também que as novas mobilizações evitem repetir essa conduta. Afinal, se as pessoas ficarem concentradas todas numa praça, ou num campo de futebol, já estarão expressando que elas querem.

2 comentários:

  1. Muito correta a crítica em fechar a BR-101, fechar uma rodovia não é como fechar uma rua que vc pode desviar o trânsito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, André! Existem outras alternativas para protestar e acho fundamental que, não apenas em Mangaratiba como em todo o país, sejam tomadas ações que não propiciem as atitudes de confronto com policiais. As lideranças conscientes devem evitar riscos de qualquer tipo. Seja para os manifestantes, PMs e pessoas que não estão participando diretamente do protesto. Se uma passeata inviabiliza o desvio do trânsito por outra via, ela passa a atentar contra o direito de ir e vir e aí, se a polícia age para dispersar os ocupantes, o agente público está cumprindo o seu dever.

      Excluir