sexta-feira, 10 de maio de 2013

No aguardo da chegada do trem turístico



Desde outubro que continuo na expectativa da efetivação da proposta em trazer para a região do trem turístico, conforme diz a notícia de 30/10/2012 publicada no site da Prefeitura.

O nome do projeto é Trem dos Mares da Costa Verde e pretende oferecer ao turista uma viagem temática pelo transporte ferroviário, percorrendo 18 quilômetros entre Itacuruçá e a enseada de Santo Antonio numa composição do modelo litorina, de cabine única, com capacidade para 80 pessoas. É o que informa a reportagem:

"Os passageiros poderão ver e vivenciar importantes elementos históricos, como as monumentais ruínas do Sahy - que guardam em suas construções a lendária trajetória do tráfico negreiro – além dos pontos turísticos, culturais e históricos presentes nos 180 anos de história de Mangaratiba. O trajeto permite inclusive a visualização da Ilha Grande e a Ilha da Marambaia, emolduradas pelas muralhas da Serra do Mar."

Diz também a matéria oficial que a primeira viagem do esperado trenzinho estava agendada para o mês de fevereiro deste ano, às vésperas do Carnaval. Porém, seria algo meramente experimental pois a operação em definitivo teria previsão para acontecer mesmo a partir de junho (no mês que vem).

Ainda criança, quando já era frequentador de Muriqui ficando finais de semana na casa da avó, ainda passava por aqui um trem de passageiro. Eu não me recordo de ter vindo alguma vez para cá de trem porque costumávamos mais tomar o ônibus da Eval na rodoviária Novo Rio. Meus pais, porém, ainda pegaram o famoso Macaquinho, o qual era uma composição com carros de madeira e que partia de Santa Cruz (Zona Oeste do Rio de Janeiro) em três ou quatro horários por dia.

Embora eu deseje que esse projeto torne-se uma realidade afim de gerar mais emprego e renda na nossa região, acho que é preciso um acompanhamento para alavancar o turismo no município. Mangaratiba tem que oferecer um roteiro para quem nos visita afim de que a pessoa queira percorrer os lugares e permanecer neles.

Minha sugestão é que, ao chegar na estação, o passageiro receba informações sobre as localidades envolvidas no percurso, com atrações turísticas e opções de hospedagem, podendo comprar uma passagem especial que lhe daria direito a novos embarques durante um período. Ao invés da pessoa ir direto de Itacuruçá até Ibicuí, minha ideia é que o turista ficaria uns dias em Muriqui, depois mais outro tempinho em Praia Grande e, quando estivesse na Enseada de Santo Antônio.pegaria um micro-ônibus "grátis" para levá-lo até à sede do município.

Tomara que esse projeto torne-se uma realidade e seja melhor aperfeiçoado através do debate transparente entre o Poder Público e a população afim de que haja mais oportunidades de negócios na Costa Verde. Afinal, o Rio de Janeiro, com tantas belezas naturais, deveria melhor valorizar as suas paisagens juntamente com a história tal como fazem há décadas os paranaenses com a ferrovia que vai de Curitiba até Paranaguá. Passeio este que é inesquecível...


OBS: Foto e informações extraídas de http://www.mangaratiba.rj.gov.br/portal/noticias/trem-turistico-mais-proximo.html

4 comentários:

  1. É eu também acompanho essa promessa desde o início... acho que vão deixar para as vésperas da próxima eleição ... pra variar...

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    1. Olá, André,

      Realmente seria uma pena se o projeto do trem só vier em 2014 ou 2016.

      Já estamos às vésperas dos grandes eventos e, se o trem começar a funcionar, nosso município vai lucrar muito com essas oportunidades.

      As férias de julho da criançada estão chegando! Precisamos ficar em cima e cobrar!

      Valeu!

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  2. Vai ser muito dificil de por esse trem em movimento :
    1) os empresários de ônibus são muito poderosos, elegem vereadores, e êles sabem muito bem que um trem turistico funcionando bem, levaria à ideia de criar linhas regulares de passageiros entre Itaguaí a Muriqui.
    2) O pessoal do minério, Vale e MMX, quer exclusividade, nenhuma complicação na programação deles.

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    1. Pois é, Gastão. Apesar de toda essa oposição que há por arte dos empresários de transportes e dos minérios, você deu a ideia certa para amenizar o nosso problema: a criação de linhas regulares de trem. Em dezembro do ano passado, fiz uma viagem de Muriqui até Cachoeiras de Macacu e resolvi ir de trem pela Supervia até Parada Modelo, a penúltima estação antes de Guapimirim pertencente a um ramal que parte de Saracuruna, no município de Caxias. A viagem foi bem longa. Saí daqui cedo, peguei dois ônibus até Santa Cruz, e de lá precisei passar pelo Rio para depois seguir para Saracuruna. Mas a maior perda de tempo, porém, foi a pouca disponibilidade de horários partindo de Saracuruna rumo a Guapi. Dava para perceber o dedo das empresas de ônibus e de seus representantes na política por trás daquilo. No caso de um trem turístico que circule somente dentro do município, entre Itacuruçá e Ibicuí, tendo uma alta tarifa, suponho que a única oposição venha a ser mesmo da Vale do Rio Doce.

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