quinta-feira, 9 de maio de 2013

Muriqui precisa de um posto de informações turísticas!


Não só Itacuruçá, mas todos os distritos de Mangaratiba precisam ter seus respectivos postos de informações turísticas.

Quando caminho pela praça principal daqui de Muriqui, lamento que aquela lan house da Prefeitura passe a maior parte do tempo fechada e penso que o local poderia receber uma destinação melhor. Não que eu seja contra a existência de um local de acesso à internet gratuito na cidade. Muito pelo contrário! Mas acho que os projetos de inclusão digital deveriam ser feito num imóvel mais apropriado. Talvez, no Cecap (rua das Nações Unidas), os computadores ficariam até mais seguros do que ali. Ou então, dentro de uma escola próxima.

Como se sabe, um posto de informações turísticas, com funcionários bem treinados para atender com qualidade o público, não só divulga os produtos e serviços de uma localidade como também os demais lugares para visitação pública. Assim, além de conhecer melhor as opções de hotéis, pousadas, áreas de camping, bares, restaurantes, serviços de guia, passeios de barco, lojas de artesanato e eventos culturais, o turista seria instigado a permanecer por mais tempo na região.

Pelo que observo em Muriqui, muitos visitantes que chegam aqui carecem de orientações sobre o que mais podem fazer no município além de irem à praia. Nem todos sabem das cachoeiras do distrito, da trilha que vai até Rubião na Serra do Piloto atravessando a Mata Atlântica e que podem desembarcar em algumas ilhas da baía de Sepetiba como a de Jaguanum e de Itacuruçá. Ou ainda sobre a proximidade com a Ilha Grande e o sítio arqueológico da antiga São João Marcos, situado no município vizinho de Rio Claro onde, na década de 40, uma cidade inteira foi submersa por ocasião da represa de Ribeirão das Lages nos tempos da ditadura Vargas.

Mais do que nunca, a Prefeitura deveria elaborar um projeto para que o atual ponto de acesso à internet, na praça de Muriqui, seja transformado em um novo posto de informações turísticas que tenha prospectos variados sobre hospedagem e serviços, bem como com um terminal conectado à internet disponível somente para auto-consulta. Afinal, o 4º distrito recebe anualmente milhares de visitantes, os quais carecem de uma melhor orientação para que permaneçam por mais tempo conosco, explorem e divulguem outros lugares desse belo município, retornando outras vezes para cá futuramente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário